Construção com Garrafas Pet

1 mai

É possível construir casas e edifícios com garrafas pet? Veja abaixo!

Apesar de sua praticidade, as garrafas PET representam um grave problema ambiental, já que seu resíduo pode levar séculos para se decompor na natureza. Este efeito pode ser ainda potencializado se não é dada a destinação correta como a reciclagem e o reaproveitamento. A criatividade é uma excelente saída para resolver impasses ambientais como os causados por produtos como este. O polietileno tereftalato -resina termoplástica que compõe o pet- pode ser reciclado e empregado em diferentes funções, como, por exemplo, a fabricação de cadeiras, tijolos, blocos, tapetes, linhas, cordas, vassouras, entre outros.

Sempre que uma nova utilidade é encontrada para o pet, o meio ambiente agradece, afinal o mundo produz em torno de 7 milhões de toneladas ao ano desse plástico cuja expectativa é de 400 anos para se degradar em aterros sanitários. Muitas também são as tentativas de utilização do material na construção civil e até hoje não tinha visto uma aplicação tão bem sucedida com esta casa das fotos totalmente construída com garrafas Pet, terra, areia e um pouco de cimento.
O edifício chamado EcoARK acaba de ser revelado na cidade de Taipei, em Taiwan. O prédio foi construído com 1,5 milhão de garrafas de plástico para despertar atenção em relação à importância da reciclagem. Com três andares, o EcoARK tem anfiteatro e salão de exposições e usa água da chuva coletada para o seu sistema resfriamento. A iniciativa partiu do Far Eastern Group, um grupo asiático de empresas e fabricantes dos setores de comunicação, construção, químicos e têxtil. O projeto começou há três anos com o mote “Reduzir, Reutilizar e Reciclar” e foi concluído apenas recentemente, com um custo de R$ 5 milhões. Os fabricantes clamam que o prédio pode até mesmo ser desmontado para transporte e remontado rapidamente. O EcoARK será doado para a cidade de Taipei e utilizado como sede de exposição durante o International Flora Expo, em novembro.

EcoARK – Taiwan

Casa de Garrafas Pet

About these ads

Uma resposta para “Construção com Garrafas Pet”

  1. Marcia 07/06/2011 às 11:02 #

    Simplesmente um sonho que pode virar realidade!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: